Semana Missionária 2019: O Espírito do Senhor está sobre mim

O Setor da Juventude da Diocese de Barretos realizará a 7ª Semana Missionária de 04 a 07 de julho na cidade de Guaraci. Os jovens irão trabalhar com o tema: “O Espírito do Senhor está sobre mim”.

O grupo de jovens Exército de Jovens e Adolescentes com Cristo (EJAC), da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, terá 10 representantes dentre os 400 jovens esperados nas missões, alguns deles presentes desde a primeira Semana Missionária, tendo assim, a oportunidade única de participar de um dos eventos mais esperados pela juventude da Diocese.

Além de abranger vários carismas da Diocese, o evento tem a finalidade de realizar um trabalho missionário muito gratificante para toda a juventude, dando aos jovens a possibilidade de enfrentar as desigualdades e enxergar a realidade das famílias da cidade que receberá o evento.

O evento é realizado através de formação para missões, orações e muitas visitas missionárias, sendo predominantemente prático, contando sempre com o suporte de famílias e voluntários durante as missões realizadas na cidade receptora.

Durante essa Semana Missionária os jovens estarão trabalhando o Espírito do Senhor dentro de cada um, o que torna o tema escolhido uma grande verdade ao se tratar das visitas missionárias, tendo sempre a oração do Espirito Santo presente com cada Jovem Missionário.

A única explicação para que um jovem leigo possa tirar outro jovem do mundo das drogas é o Espírito do Senhor que está dentro de cada um. Essa foi a minha experiência dentro desse evento cheio do Espírito do Senhor, onde tive a oportunidade junto com a Irmã Deyse, natural do Peru, de fazer missão na periferia da cidade de Morro Agudo durante a edição passada e com o Espírito do Senhor sobre nós resgatar jovens que estavam perdidos nas drogas, realizando conversas de várias horas buscando mostrar o amor e a misericórdia de Deus sobre nós.

Em Mateus 25,40, aprendemos que Cristo está aonde menos esperamos, ou seja, em nossos irmãos pequeninos. Para as Escrituras os pequeninos são todos aqueles que hoje são chamados de marginalizados e vulneráveis. Durante a Semana Missionária, os jovens aprendem mais sobre esse amor pelos pequenos e a manifestação do Espírito do Senhor sobre cada um de nós, estando sempre em função dos irmãos que mais precisam.

O grupo EJAC, faz parte do carisma da Pastoral da Juventude, que tem como principal objetivo a vida em favor dos pobres e marginalizados, pois, para estar próximo de Deus precisamos ter atitudes mais próximas de seu Filho Jesus, para isso devemos observar as suas obras de misericórdia, como abordado nas Escrituras, para que assim sejamos operários do Reino de Deus na Terra.

Nesse sentido, toda juventude da Diocese de Barretos se reúne para ser instrumento vivo de Cristo sobre a terra e cumprir os projetos de Deus para nós, com bastante alegria, disposição e amor.

Leonardo da Costa Silva

Coordenação da Pastoral da Juventude