Despertar Vocacional

Dia 30 de junho a Diocese de Barretos realizou o 6º Despertar Vocacional na cidade de Morro Agudo, onde contou com a presença de 230 jovens e adolescentes.

O evento realizado pelo setor vocacional da diocese consiste em demonstrar as quatro grandes vocações por meio de palestras e testemunhos, a fim de ajudar no discernimento vocacional que para muitos acaba sendo algo muito complicado.

Quando se lê ou escuta a palavra vocação, nos remete ao significado “chamado”, mas chamado de que ou de quem? Vocação é o chamado de Deus para nós, é o que Ele nos chama a ser ou fazer. Assim sendo a nossa primeira vocação, a vida.

Como o chamado de Deus é muito amplo, para poder facilitar o entendimento, são divididas em quatro principais vocações, sendo elas o Laicato, o Matrimônio, a Vida Religiosa e o Sacerdócio.

De início, o Laicato, iniciada pelo batismo, vocação que podemos chamar de base da igreja, pois consiste na maioria de seus fiéis e todos antes de sentirem a vontade de Deus para seguir outras vocações passaram por esta antes. Os leigos também possuem um papel muito importante, o de exercer tarefas temporárias para igreja, por exemplo o engajamento em uma pastoral, o servir como coroinha e ser catequista. Desse modo, buscando o reino dos céus ao seguir as missões atribuídas a ele.

Em seguida, o Matrimônio, este chamado vem a unir duas pessoas pelo resto de suas vidas em nome de Deus, sendo assim uma entrega de um para o outro e constituindo uma família. Esta vocação tem como fruto uma das mais preciosas coisas que existe, a vida, vida esta que originará uma nova geração. Por conseguinte, dará início a uma outra caminhada e discernimento que será espelhada na vivência de seus pais.

Adiante, a Vida Religiosa, ao sentir este chamado, o leigo passa por um processo de formação e discernimento para comprovar se essa é a real vontade do Altíssimo para com ele. Dessa forma, ao concluir essas etapas denominadas como aspirantado, postulantado e noviciado, faz-se os primeiros votos que são obediência, pobreza e castidade. Assim também colocando-se à disposição da igreja e comunidade seguindo as ordens de seus superiores.

Ademais, o Sacerdócio, o chamado que leva o leigo a ser um líder religioso e um pai espiritual, de modo a tomar frente da comunidade onde reside. Esta vocação é dada por um sacramento, a Ordem, a qual possui três graus, sendo respectivamente o diaconato, o presbiterado e o episcopado; assim sendo sucessor dos apóstolos nos dias de hoje.

Apesar de ser complicado discernir sobre o chamado de Deus, ainda mais pela adolescência ou juventude, encontros como este são de extrema importância para a própria escolha de vida, pois auxiliam no conhecimento vocacional, bem como os desafios a serem enfrentados nesses caminhos. Dessa maneira, obtendo a felicidade ao conciliar a vida trilhando os caminhos que levam a Deus.

Newton Macedo de Brito

Membro do Grupo de Jovens EJAC