Com muita alegria estamos vivenciando a 23ª Festa Italiana aqui na nossa Comunidade Paroquial do Rosário. A primeira coisa que a gente se pergunta quando ouvimos falar da Festa Italiana é: Como foi que nasceu a Festa Italiana e porquê…
A Festa Italiana surgiu em 1996 de uma maneira muito simples. Na nossa cidade a presença de descendentes de italianos é muito grande e sendo também que os padres do Rosário desde o ano de 1984 são italianos e pertencem á Congregação de Jesus Sacerdote que tem sua origem em Trento, na Itália, então somando as duas coisas, o Conselho Paroquial daquela época, juntamente com o nosso querido Servo de Deus Padre André, pensaram em fazer algo levando em conta a origem italiana. Daí surgiu a ideia dos pratos típicos da culinária italiana, como a focaccia, nhoque, lasanha, pizza, macarrão, polenta com frango etc. acompanhados por danças e músicas características.
O objetivo era trazer á memória a cultura das famílias de origem e estreitar ainda mais os laços de amizade e fraternidade na comunidade.
Tudo isso foi crescendo ao longo dos anos. De festa de comunidade se tornou uma festa da cidade de Barretos e região entrando a fazer parte do calendário artístico e cultural do Município. Hoje em dia todos sabem e esperam, no primeiro final de semana de maio, poder saborear um bom prato de comida italiana na praça do Rosário.
Mas tudo isso comporta uma grande e exigente organização. De fato, para os promotores da festa esse evento, começa uns 60 dias antes da data prevista. Tem que preparar as massas com bastante antecedência, como lasanhas, nhoques, macarrão e ao mesmo tempo fazendo os ensaios das danças das crianças, adolescentes e jovens com o envolvimento da catequese, das famílias e muitos voluntários que colocam a disposição da comunidade seus talentos e seu tempo para que nos dias da festa esteja tudo perfeito. Quando falamos de voluntários é bom dizer que o seu número chega a 350 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, homens e mulheres.
Muitas pessoas me perguntam: Padre, a quantidade dos produtos é grande? É bastante grande, se pensamos que nesse ano foram preparados 180 kg de macarrão, 2.350 porções de meio kg de lasanhas, 2.100 porções de nhoques, 7.000 focaccias, 1.800 mini pizzas, 1.500 porções de polenta com frango.
Outra pergunta do nosso povo é sempre sobre os objetivos da festa. Acredito que o objetivo é sempre dar um suporte econômico à Comunidade Paroquial, ajudando na sua manutenção ordinária. Mas o objetivo maior é realmente o de estreitar cada vez mais os laços de amizade e fraternidade dentro da comunidade. É muito bom ver famílias inteiras participar e vivenciar esses momentos de descontração admirando os seus filhos dançar no palco e todos juntos, ao redor da mesa, saborear um gostoso prato de comida italiana na alegria de viver unidos e dando aquelas gargalhadas típicas de pessoas que vivem felizes porque sentem o amor de Deus palpitar no seu coração.
Quero aproveitar para dar o meu agradecimento a todos os que desde o começo estão se empenhando na realização deste grandioso evento, como também os que nestes dias se doam para servir os irmãos. Não posso esquecer os que ajudam e colaboram economicamente ou com seus produtos para que essa Festa possa produzir os seus frutos. Um agradecimento especial a você que é família e participa ativamente durante esses dias adquirindo os vários produtos que estão sendo oferecidos. Você faz parte da nossa história, você é uma peça fundamental nesse mosaico que é a nossa Comunidade Paroquial. Que Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da nossa Paróquia, abençoe todas as nossas Famílias e interceda junto do seu Filho Jesus para que Ele derrame sobre todos nós as graças e bênçãos que cada um necessita, lembrando-nos que para que isso aconteça devemos sempre seguir o conselho de Nossa Senhora nas bodas de Canaã: “Façam tudo o que o meu Filho vos disser!”.
Um grande abraço e uma saudação a todos, vosso irmão em Cristo Jesus.