“Vocação e Discernimento” um convite para a importância da oração em prol das vocações

Caríssimos Irmãos e Irmãs em Cristo,

Com fé e esperança iniciamos o Mês Vocacional, no qual a Igreja nos convida a intensificar as orações pelas vocações: sacerdotal, familiar, religiosa e leiga. Este ano, a Igreja do Brasil traz como tema: “Vocação e Discernimento”, como um convite para refletir sobre a importância da oração em prol das vocações e, acima de tudo, expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais.

Primeiro Domingo – Vocações Sacerdotais – Dia do Padre

O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro da sua comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual do seu rebanho. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir na edificação e crescimento da comunidade de forma que ela se torne cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.

Segundo Domingo – Vocação Familiar – Dia dos Pais

Neste domingo celebramos a vocação da família que é chamada por Deus a ser testemunha do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação. A vocação da família se expressa na aliança da Trindade com a humanidade na continuidade e garantia da vida plena. Concretiza o projeto de Deus para os homens e mulheres que é vida e dignidade. No amor e na fidelidade da família se encontra o sinal visível e palpável, pelo sacramento do matrimônio, do amor e da fidelidade do próprio Deus.

A família, é celeiro das vocações, pois pelo sacramento do matrimônio, participa da missão educativa da Igreja, que é mestra e mãe. Denominada igreja doméstica a família oferece as condições favoráveis para o nascimento e o crescimento das vocações. As famílias têm a missão de educar seus filhos e filhas para uma autêntica vida cristã. Ao cultivarem os valores da fé a família abre espaços e tempos para que os filhos possam discernir o chamado de Deus. A família é o campo e a messe, é a sementeira das vocações e dos ministérios.

Terceiro Domingo – Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa

No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja lembra dos religiosos. Homens e mulheres que consagram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.

Quarto Domingo – Vocações Leigas – Dia dos Ministérios Leigos

Neste dia celebramos todos os leigos que vivem sua vocação batismal na família e no mundo. Os leigos exercem sua vocação missionária na comunidade nos serviços da catequese, da liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.

Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

É preciso que neste mês de agosto, todas as nossas atividades e celebrações tenham alguma referência vocacional. Vamos rezar por nós mesmos para que o nosso entusiasmo pelo Reino se renove e ganhe mais vigor, vamos também pedir para que muitos irmãos e irmãs se despertem e venham somar conosco nesta linda tarefa de levar Cristo e semear paz nos corações de muitos irmãos e irmãs.