Um mês marcado pela Virgem Maria

Caríssimos Irmãos e Irmãs, nossos Paroquianos,

Outubro é um mês marcado pela Virgem Maria. É o mês da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A Igreja do Brasil vai viver um momento rico de reflexão, no qual aprenderemos o nosso papel de escolhidos e enviados como missionários de Cristo, guiados por Maria, que é modelo de discipulado.

No dia 7 de outubro, celebramos a Solenidade de Nossa Senhora do Rosário que é a Padroeira da nossa Paróquia. O Rosário tornou-se uma oração de toda a Igreja. Desde as pequenas paróquias até as grandes catedrais, tal devoção atingiu as diversas esferas e regiões do povo cristão. Passou a ser rezado por pessoas simples e cultas, ricos e pobres, gente da roça e da cidade, de todas as categorias, idades, profissões e condições culturais. Rezar o Rosário é ‘passear pelo Evangelho’ junto a Maria Santíssima através dos mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e da Luz. É contemplar esses mistérios da história da salvação com o olhar de Maria.

O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de: despertar a consciência da “missio ad gentes”, retomando a transformação missionária da vida e da pastoral.

Que o Mês Missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – sendo a alma de toda a missão – o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas, de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário.

Neste mês também daremos passos no Projeto Diocesano “Setorizar para Evangelizar” através das Visitas Missionárias, sendo uma Igreja em saída, isto é uma Igreja que vai ao encontro dos nossos irmãos que vivem mais afastados e precisam do nosso amor e da nossa solidariedade.

Peçamos a Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da nossa Paróquia, rezando a oração que o Santo Padre, nos indicou: “À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó virgem gloriosa e bendita. Amém!”.