Ouvir, ver, contemplar, apalpar com nossas mãos a Palavra de Deus em nossa vida

0
1163

Caríssimos paroquianos,

O mês de setembro a Igreja no Brasil o dedica à Palavra de Deus e nesse ano ela nos convida a refletirmos sobre a primeira Carta de São João.

Na abertura da primeira carta de São João (1Jo 1,1-4) lemos os verbos ouvir, ver, contemplar, apalpar com nossas mãos a Palavra da Vida, Jesus Cristo. Testemunhar Jesus feito carne é o tema principal da carta, porque alguns membros da comunidade rejeitam “Jesus encarnado”, o Jesus humano e histórico. A carta se divide em três partes (1,5-2,28; 2,29-4,6 e 4,7-5,13), contendo um prólogo (1,1-4) e um epílogo (5,14-21).

Prólogo (1Jo 1,1-4): O prólogo apresenta uma síntese da carta testemunhando a Encarnação, reforçando a comunhão com o Pai, o Filho e a comunidade.

Primeira parte (1Jo 1,5-2,28): Deus é luz. Luz é sinônimo de vida. Trevas é tudo que se opõe à vida, indica realidades contrárias ao projeto de Deus. Caminhar na luz é aceitar o projeto de Deus realizado na vida e morte de Jesus Cristo. Caminhar na luz exige vivenciar o mandamento do amor, base das relações humanas.

Segunda parte (1Jo 2,29-4,6): É a partir de Jesus que podemos ser chamados de filhas e filhos de Deus, cuja exigência é viver a prática da justiça. Há três condições para caminhar na justiça: a) romper com o pecado e a prática da injustiça; b) observar o mandamento do amor; c) discernir o verdadeiro Espírito.

Terceira parte (1Jo 4,7–5,13): Amar é experimentar a essência divina presente em nós. O amor de Deus é concreto. É o amor fraterno que nos possibilita conhecer a Deus. A única forma de permanecer em Deus é no amor, que torna a pessoa livre. É fazendo a experiência de amar e ser amado que a pessoa pode vencer o mundo. É capaz de vencer o mundo quem acredita que Jesus é o Filho de Deus, ele é o Messias Encarnado, o amor de Deus feito carne.

Epílogo (1Jo 5,14-21): É a oração que nos coloca em contato com o projeto de Deus e com as pessoas. A comunidade é chamada a rezar pelas pessoas sujeitas à fraqueza humana, “pecado que não leva à morte”.

Que a leitura da primeira carta de João aumente a nossa fé na Palavra da Vida, que continua se encarnando em nós e entre nós para ser Caminho, Verdade e Vida, inspirando-nos novas práticas de amor ao próximo.