“O grande desafio da vida em Comunidade”

Caríssimos Irmãos e Irmãs,

Setorizar para Evangelizar!

Na solenidade de Pentecostes a nossa Diocese de Barretos, atendendo aos contínuos apelos do Papa Francisco de sermos uma “Igreja em saída”, uma “Igreja de portas abertas” e que esteja próxima das pessoas, vivendo lá onde elas vivem, compartilhando de suas dores e esperanças, comunicando a todos a alegria do Evangelho, lançou o novo Projeto Missionário “Setorizar para Evangelizar”.

Atualmente a nossa Paróquia está dividida em 15 Comunidades nas quais os fiéis se reúnem para rezar, partilhar o Evangelho, celebrar a Eucaristia e socorrer os irmãos mais necessitados. Esse novo projeto tem como objetivo despertar ainda mais a consciência missionária entre todos os membros de nossas paróquias, comunidades, grupos, movimentos e pastorais. Cada cristão deve se sentir interpelado e se perguntar até que ponto está vivendo a missionariedade? Além da missa dominical procura ir ao encontro dos afastados, doentes, machucados, desanimados, pobres?

Queremos revitalizar as nossas Comunidades existentes. Cada membro deve sentir a alegria e a necessidade de se encontrar com as outras famílias do seu bairro ou quarteirão, partilhando o Evangelho da vida, a exemplo das primeiras comunidades cristãs (At 2, 42-47). Não podemos nos acomodar, mas sairmos de nós mesmos para irmos ao encontro do outro percorrendo o caminho do discipulado e do testemunho evangélico.

Este Projeto quer cumprir a vontade de Jesus: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-os a observar tudo o que vos mandei” (Mt 28,19), vontade essa que se repete nas palavras do Papa Francisco: “Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo!” (EG n. 49).

Nossa Senhora do Rosário, padroeira da nossa Paróquia, nos ajude nessa missão e nos leve cada vez mais a vivenciar tudo o que o seu Filho Jesus nos ensinou.