Termo da Visita Pastoral ocorrida na Paróquia Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário, em Barretos, nos dias 05 a 07 de abril de 2019.
À todos aos que chegarem estas letras, paz e benção no Senhor!
Dei início à Visita Pastoral com a Santa Missa, concelebrada com o Pároco Reitor Rev. Pe. Costante Gualdi, às 19h30 na Igreja Santuário com grande presença de fiéis. Na homilia falei da importância da Visita Pastoral quando o Bispo tem oportunidade, na medida do possível, de conhecer melhor a vida da paróquia, e os fiéis, por sua vez ouvir o Bispo e tê-lo próximo de si. Após a solene celebração procedeu-se a Reunião com o Conselho para Assuntos Econômicos da Paróquia. Tive a oportunidade de ouvir os membros do CAEP que dissertaram sobre o trabalho realizado por eles, assessorados pelo Conselho Patrimonial e Conselho Fiscal. Deixo aqui registrado a minha admiração pela lisura e transparência com que lidam com os bens da paróquia, seja na conservação e melhoria do patrimônio, como na arrecadação das ofertas e dízimo e na realização de diversos eventos que ajudam na manutenção da paróquia. Seja ao Pároco como aos demais membros do CAEP meus parabéns e votos que possam continuar o seu trabalho com a responsabilidade e transparência na gestão dos bens eclesiásticos.
No sábado pela manhã encontrei-me com as crianças e adolescentes da Catequese Paroquial acompanhados por grande número de pais e seus catequistas. Foi um momento muito especial que me permitiu vislumbrar o trabalho dos catequistas em formar as novas gerações de cristãos católicos e a euforia dos catequizandos com a presença do Bispo.
Após esse encontro dirigi-me na companhia do Pároco à Capela São Vicente de Paulo onde celebramos o Sacramento da Unção dos Enfermos aos doentes que são assistidos pelos Ministros Extraordinários da S. Comunhão Eucarística. Com grande piedade e emoção os presentes (enfermos, idosos, familiares e membros da comunidade com seus ministros extraordinários da S. Comunhão Eucarística) participaram da celebração. Agradeço ao Pe. Costante e aos organizadores desta celebração pela oportunidade de encontrar-me com os enfermos e idosos e celebrar com eles este sacramento de cura e perdão para os que sofrem.
No período da tarde encontrei-me com os jovens no EJAC (Encontro de Jovens e Adolescentes em Cristo) que já caminha há 8 anos e tem 14 membros. Falaram-me da atenção deles aos adolescentes que se encontram na Catequese Crismal. Chamou-me a atenção o fato de que cada membro se compromete por trazer um novo membro para o grupo e o interesse dos coordenadores em estar atentos aos jovens do grupo quando enfrentam dificuldades. Manifesto aqui meu reconhecimento aos Padres que se esforçam para dar aos jovens o apoio necessário.
Logo a seguir encontrei-me com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, Acólitos, Equipes de Canto, Equipe de Acolhida e do Dízimo. A equipe litúrgica tem reuniões mensais, onde participam 48 membros. Destaque merece a Missa com Crianças aos domingos de manhã e outras iniciativas que visam envolver a assembleia no Mistério celebrado. Os Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística são 60. Além de atuarem nas celebrações, visitam semanalmente os doentes da paróquia para administrar-lhes a comunhão eucarística. Participam da Pastoral da Acolhida 53 membros. Os grupos de Cantos revezam-se para animar as muitas celebrações seja durante a semana como aos finais de semana. Os acólitos e coroinhas num grande número servem o altar com decoro e devoção. Tem formação teórica a cada três meses. Conste aqui minha gratidão a todos os membros desses grupos que tornam as celebrações do Santuário e na Capela S. Vicente de Paulo e nas casas sempre um momento de profunda fé e devoção.
Logo a seguir reuni-me com os membros da Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo, Equipes de Nossa Senhora e Pastoral do Batismo. Todos apresentaram suas atividades. Respeitando o que é específico de cada grupo vi que conseguem realizar um amplo trabalho em favor das famílias. Merece destaque a realização do XXIVº E.C.C. na Paróquia em agosto deste ano; o trabalho da Pastoral do Batismo na preparação de pais e padrinhos para o Batismo de seus filhos e afilhados; e a disponibilidade da equipe da Pastoral Familiar em aderir e acompanhar a nova proposta de oferecer um acompanhamento personalizado aos casais de noivos que se preparam para o matrimonio.
Na noite do sábado presidi a Santa Missa na Matriz Santuário de N. Sra. do Rosário.
Na manhã do domingo presidi a Santa Missa das Crianças na Matriz Santuário com grande afluência de fiéis. Parabenizo a equipe de liturgia que dinamiza a celebração com as “historinhas” para as crianças. O grande número de crianças e suas famílias merece também meus parabéns às catequistas pelo trabalho realizado!
Após a Santa Missa reuni-me com a força viva da paróquia, ou seja, o Conselho Paroquial de Pastoral, que congrega os coordenadores dos 23 movimentos e pastorais da paróquia. Ouvi o relato de vários movimentos e pastorais da Paróquia que demonstra a vitalidade e o entusiasmo dos leigos com a vida da paróquia. Terminei dizendo a importância da formação das novas lideranças, do despertar missionário e o empenho de todos com a Causa de Beatificação do Servo de Deus Pe. André Bortolameotti, sepultado na Matriz Santuário e que neste ano celebra o Centenário de seu nascimento.
A seguir a Paróquia ofereceu um delicioso almoço no salão paroquial com a presença dos padres e membros do Conselho Pastoral Paroquial – CPP.
No período da tarde celebrei na Capela São Vicente de Paulo às 17 horas, e a noite concluindo a Visita Pastoral às 19 horas na Matriz Santuário. Deixo aqui registrado meu agradecimento ao Sr. Rev. Pe. Costante Gualdi, Pároco e Reitor da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, e ao Sr. Rev. Pe. Ângelo Fornari, cjs, Vigário Paroquial da mesma, pela amável acolhida e pela convivência fraterna nesses dias.
À todas as pastorais e fiéis invoco pela intercessão de Nossa Senhora do Rosário abundantes graças divinas.
Barretos-SP, 24 de abril de 2019.