Mais

e

comentários

Queridos irmãos e irmãs,
    Daqui a poucos dias celebraremos a Solenidade de Pentecostes, quando ocorre também a Festa do Patrono da nossa diocese, o Divino Espírito Santo. Neste dia, esperamos encontrar membros de todas as comunidades de nossa Igreja Particular na Missa da Unidade.
    Neste ano, ao celebrar a nossa unidade que nasce do mistério da Trindade, faremos o lançamento do Projeto “Setorizar para Evangelizar”. Trata-se de um novo esforço para despertar nos para a importância de sairmos ao encontro dos mais afastados para oferecer-lhes o que temos de mais precioso: o Evangelho e a experiência de viver a fé no seio de uma comunidade de fé.
    O Projeto “Setorizar para Evangelizar” quer também preparar-nos para a celebração do Mês Missionário Extraordinário previsto para outubro próximo, a pedido do Papa Francisco, que tem como tema “A Igreja de Cristo em missão no mundo” e o lema “Batizados e Enviados”.
    Ao convocar a Igreja para a realização do Mês Missionário Extraordinário, o Papa Francisco nos diz do seu desejo que a opção missionária seja “capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal mais adequado à evangelização do mundo atua do que à autopreservação. A reforma das estruturas, que a conversão requer, só se pode entender nesse sentido: fazer que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastora ordinária, em todas as suas instâncias, seja mais expansiva e aberta, colocando os agentes pastorais em atitude constate de saída  favorecendo, assim, a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus oferece sua amizade”.
    Nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (2015-2019) os Bispos do Brasil elegeram como primeira exigência evangelizadora a necessidade de uma “Igreja em estado permanente de missão”, pois, aderir ao mandato de Jesus “Ide, por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”  não é uma opção para a Igreja, mas uma “obrigação imprescindível como recordou o Concílio Vaticano II”.
    É com este espírito que as Comissões Pastorais “Igreja em estado permanente de missão” Igreja comunidade de comunidades” preparou e elaborou o Projeto Setorizar para Evangelizar para ser um impulso para que nossas paróquias, grupos, movimentos e pastorais se engajem neste processo de uma “Igreja em saída” que percorrer os caminhos para anunciar o Evangelho e formar comunidades.
    Durante a Missa da Unidade faremos o lançamento do projeto contando com a presença de todos os membros do Conselho Diocesano de Pastoral da nossa diocese. Com a ajuda deles queremos cumprir a ordem de Jesus e corresponder a necessidade da Igreja do nosso tempo.
    Vale a pena relembrar que se não assumimos a missão como razão de nossa ação eclesial nos condenamos a morrer, a esgotar todas as nossas energias em ações e propostas que embora pareçam significativas, são passageiras e não garantem à Igreja a sua sobrevivência.
    Invoquemos o Divino Espírito Santo sobre nossa Diocese de Barretos na realização do Projeto “Setorizar para Evangelizar” para que possamos ser de fato uma Igreja em estado permanente de missão, comunidade de comunidades, a serviço da vida e da esperança.
    Com minha benção e cordial afeto.
    ____________________________________
    Circular nº 04 do mês de junho de 2019.

AGENDA EPISCOPAL
    03 a 06 – Retiro Espiritual para o clero de Araçatuba, no Seminário Francisco de S. Antônio, em Agudos.
    07 – Missa e Jantar de confraternização pelo 33º Concurso Rei e Rainha da Alegria e pelo Arraial da Alegria, na Casa de Encontros D. Antonio M. Mucciolo, na cidade de Maria, às 19h30.
    08 – VIGÍLIA DE PENTECOSTES, na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, às 19h30.
    09 – SOLENIDADE DE PENTECOSTES, Festa do Divino Espírito Santo, Patrono da Diocese de Barretos, com caminhada saindo às 16h da Praça da Primavera em direção à Praça Francisco Barreto onde será presidida a MISSA DA UNIDADE DIOCESANA (diante da Catedral)
    11 a 13 – Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1, em Itaici
    14 a 16 – VISITA PASTORAL à Paróquia S. LuÍS Gonzaga, em Barretos
    18 – Reunião do Secretariado Diocesano de Pastoral, na Cúria Diocesana, às 9h
    19 – Reunião do CDAE, na Cúria Diocesana, às 14h30
    20 – Santa Missa e Procissão do SS. Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Catedral Diocesana, às 9h30
    21 – Encontro de Oração e Almoço com o Clero da Diocese, na Casa de Encontros D. Antonio M. Mucciolo, na Cidade de Maria, a partir das 10h.
    24 – Santa Missa na Igreja Matriz de S. João Batista, em Olímpia, às 19h.
    28 – DIA DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO, Santa Missa pelos 75 anos do Seminário S. Coração de Jesus, em S. José do Rio Preto, na Paróquia N. Senhora do Perpétuo Socorro, às 10h.
    spot_img