O lugar da Igreja hoje é nas casas, lá onde as pessoas vivem e se encontram

0
1070

Caríssimos irmãos e irmãs,

No último final de semana de setembro, todas as paróquias de nossa diocese estavam orientadas a apresentar aos fiéis os missionários e missionárias que, durante este mês de outubro, irão ao encontro daqueles que estão mais afastados da vida da Igreja para levar-lhes o testemunho do amor de Deus que em Jesus Cristo tornou-se visível aos nossos olhos, e convidá-los a integrar-se na vida da suas comunidades.

Para isto, o Papa Francisco convocou toda a Igreja para o Mês Missionário Extraordinário e em nossa diocese foi lançado o Projeto “Setorizar para Evangelizar”.

Tratando-se do Mês Missionário Extraordinário, o Santo Padre diz que seu desejo é que “todos os fiéis tomem verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias evangelizadoras; e de que aumente o amor pela missão que é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo”.

Aos poucos chegam notícias do mutirão missionário que se realiza nas paróquias da nossa diocese. Realizam-se as visitas domiciliares, onde leigos e leigas missionários levam às famílias o convite para integrar-se em suas comunidades e, ao mesmo tempo, procuram através da escuta, compreender os apelos que as pessoas fazem à Igreja, chamada a mudar seus hábitos para atender melhor o povo a quem ela é chamada a servir.

Nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, os Bispos dizem que unido ao ardor missionário deve haver também um compromisso de formar pequenas comunidades missionárias, onde as pessoas vivem e se encontram, para que a Igreja possa se fazer cada vez mais presente nos locais onde as pessoas estão, seja onde for (n.6).

“Assim, missão e comunidade são como dois lados da mesma moeda. A comunidade eclesial autêntica é, necessariamente, missionária e toda missão se alicerça na vida de comunidade e tende a gerar novas comunidades” (n.7).

É importante lembrar que a proposta do projeto “Setorizar para Evangelizar” é fazer com que a partir do encontro missionário que ocorre com as visitas missionárias, surjam pequenos grupos, criem-se novos espaços próximos onde as pessoas vivem, que seja “ambiente propício para escutar a Palavra de Deus, viver a fraternidade, animar a oração, aprofundar processos de formação continuada da fé, e fortalecer o firme compromisso do apostolado na sociedade de hoje” (n.82).

Com certeza, o desafio é grande, sobretudo num tempo como o nosso marcado pelo individualismo e pela indiferença. Entretanto, se grande é o desafio, maior é a graça do Senhor que nos desinstala e nos faz pensar que o lugar da Igreja hoje é nas casas, lá onde as pessoas vivem e se encontram.

Que o Divino Espírito Santo, nosso Patrono nos conduza e nos anime em nossa missão.

Fraternalmente abençôo a todos!

__________________________________

Circular nº 08 do mês de outubro de 2019

 


AGENDA EPISCOPAL – OUTUBRO 2019

01 – Santa Missa em louvor de S. Teresinha, na Igreja matriz S. Ana e S. Joaquim, em Barretos, ás 19h30

03- Santa Missa com crismas na Igreja Matriz S. Sebastião, em Guaíra, às 19h30

04 – Atendimento, na Cúria, às 9h30

05 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz S. José, em Morro Agudo, às 19h30

06 – Santa Missa no DNJ, na Igreja Matriz N. Sra. Aparecida, em Olímpia, às 9h30

       Santa Missa na Catedral Divino Espírito Santo, em Barretos, às 18h

07 – Santa Missa no Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Barretos, às 19h30

08 – Reunião do Secretariado de Pastoral, na Cúria Diocesana em Barretos, às 9h

10 – Santa Missa com crismas, na Capela S. Bento, em Monte Verde Paulista, às 19h30
11 – Atendimento

12 – Santa Missa no “Caminhando com Maria”, na Cidade de Maria, em Barretos, às 8h

       Santa Missa na Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida, em Olímpia, às 19h

13 – Santa Missa na Catedral Divino Espírito Santo, em Barretos, às 9h

       Santa Missa com crismas na Igreja Matriz n. Sra. da Abadia, em Cajobi, às 19h30

15 – Reunião do Conselho de Presbíteros, na Residência Episcopal, às 9h

17 – Santa Missa com instituição dos Ministérios de Leitor na Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus em S. José do Rio Preto, às 18h18

18 a 20 – VISITA PASTORAL à Paróquia Bom Jesus, em Barretos

25 a 27 – 41ª Assembleia das Igrejas do Estado de S. Paulo (Sul1) em Aparecida

27 a 31 – Retiro Espiritual em S. Paulo