Queridos irmãos e queridas irmãs,
A celebração do Mês Missionário Extraordinário ocorrido no mês passado (outubro 2019) com as visitas missionárias em alguns bairros das paróquias de nossa diocese despertou em nós a importância de atendermos ao apelo de Jesus para ir a todos para levar-lhes a boa nova da salvação.
Tratou-se de um momento importante do Projeto “Setorizar para Evangelizar” pois, a partir deste contato com as pessoas nos seus bairros podemos perceber o quanto é importante a presença da Igreja lá onde as pessoas vivem, convivem, trabalham, encontram-se, divertem-se, compartilham suas alegrias e suas dores.
Corremos, sempre, o risco de querer ficar à distância quando, ao contrário, somente a proximidade é que permite que o Evangelho deixe de ser uma teoria abstrata e tenha uma afeição concreta capaz de responder aos anseios e às necessidades das pessoas que tem sede e fome da Palavra de Deus (cf. Am 8,11).
A partir da visita, do encontro, da escuta, do interesse pelo bem do outro compreendemos que o mais importante de toda experiência missionária é “anunciar o amor de Deus revelado em Jesus Cristo, e partilhar a alegria que experimenta na conversão e na vida nova, indicando o ‘horizonte estupendo’ de vida, que se abre a partir da comunhão com Ele” (DGAE 2019-23 n. 19).
Vem a minha mente o que já há alguns anos as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil chamavam a atenção para as exigências da evangelização que surgem não só como pressupostos, mas também como um caminho para tornar o anúncio do Evangelho eloquente, capaz de ecoar fortemente na vida das pessoas.
A primeira exigência é o serviço – colocar-se a serviço; oferecer ajuda e dedicar atenção às pessoas é a primeira condição para que a presença evangelizadora desperte o interesse e a atenção das pessoas;
A segunda exigência é o diálogo – capacidade de escutar em profundidade, e perceber os anseios que brotam da escuta atenciosa ao outro. Para dialogar é necessário o esforço em compreender o outro, capacidade de compreender os seus anseios e as suas dores, partilhar sua esperança e alegria.
A terceira exigência é o anúncio – já o Papa São Paulo VI afirmava: “Não haverá nunca evangelização verdadeira se o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus, não forem anunciados” (Evangelii Nuntiandi, n.22).
E, finalmente, a quarta e última exigência é o testemunho de comunhão – é com a vida fraterna das comunidades, o testemunho de santidade dos seus membros com as obras de misericórdia, a solidariedade com os sofredores, e com o anúncio explicito e incansável de Jesus Cristo, que a Igreja manifesta ao mundo “as razões da vossa esperança” (DGAE 2019-23 n. 20).
Acredito que as exigências da evangelização podem ajudar-nos a prosseguir neste esforço de ir ao encontro daqueles que estão mais afastados, para com eles formar pequenas comunidades eclesiais missionárias onde a Palavra, o Pão, a Caridade e a Missão sejam os pilares das suas vidas.
A missão, portanto, continua agora com a escuta dos missionários para, a partir das suas experiências, não sermos apenas uma Igreja que visita, mas nos tornarmos Igreja que é presença que transforma.
Que a Mãe Aparecida sempre atenta às necessidades dos outros e sempre pronta a indicar seu Filho como o Salvador esperado nos ajude a anunciar e testemunhar com a nossa vida a beleza de ser Igreja “em saída”, pronta a servir, dialogar, anunciar e testemunhar a alegria de viver em comunidade, como irmãos e irmãs.
__________________________________
Circular nº 09 do mês de novembro de 2019
AGENDA EPISCOPAL – NOVEMBRO 2019
02 – Santa Missa no Cemitério Municipal, em Barretos, às 9h
03 – Santa Missa com Crismas na Quase Paróquia S. Judas e S. Expedito, em Olímpia, às 10h
Assembleia Eletiva da RCC da Diocese de Barretos, no Educandário S. Benedito, às 14h30
05 – Santa Missa com Crismas na Capela S. Rita, em Olímpia, às 19h30
06 – Reunião com o CPAE da Paróquia N. Sra. Aparecida, em Embaúba, às 20h
08 – Atendimento, na Cúria Diocesana, às 9h30
08 a 10 – VISITA PASTORAL à Paróquia N. Sra. Aparecida, em Barretos
10 – Encontro com Agentes do Projeto “Setorizar para Evangelizar” na Cúria Diocesana, das 8h às 11h.
12 – Atendimento, na Cúria Diocesana, às 9h30
13 – Reunião dos Bispos da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto
Reunião com o CPAE da Paróquia N. Sra. Aparecida, em Guaíra, às 20h
14 – Atendimento na Cúria Diocesana, às 9h30
Santa Missa com Crismas na igreja matriz S. Benedito, em Barretos, às 19h30
15 – Santa Missa com Crismas na igreja matriz S. José, em Colina, às 19h30
16 – Santa Missa com Crismas na igreja matriz N. Sra. Aparecida, em Guaíra, às 19h30
17 – Santa Missa com Crismas na igreja matriz S. João Batista, em Olímpia, às 10h
Santa Missa com Crismas no Santuário Dioc. N. Sra. do Rosário, em Barretos, às 19h
19 – Santa Missa com Crismas na Catedral Dioc. Divino Espírito Sto., em Barretos, às 19h30
21 – Reunião do Conselho Regional dos Bispos do Regional Sul 1, em S. Paulo
23 – Santa Missa com Crismas na igreja matriz Bom Jesus, em Guaraci, às 19h30
24 – Santa Missa na Catedral Dioc. Divino Espírito Santo, em Barretos, às 9h30
Santa Missa com Crismas, na igreja matriz S. José, em Olímpia, às 19h
27 – Santa Missa com Crismas na igreja matriz S. Luís Gonzaga em Barretos, às 19h30
28 – REUNIÃO GERAL DO CLERO
29 – Atendimento na Cúria, às 9h30
Santa Missa com Crismas, na igreja matriz Bom Jesus, em Barretos, às 19h30
30 – Santa Missa com Crismas, na igreja matriz Santa Ana, em Ipuã, às 19h30