Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário celebra missa com presença da relíquia do fundador da Sociedade São Vicente de Paulo

Relíquia do bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam está em peregrinação pelo país desde o mês de março

0
1816

Nesta terça-feira, 04, às 19h30, será celebrada, no Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, missa com a presença da relíquia do bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam um dos principais fundadores do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP).

A relíquia consiste em um pedaço de linho na cor creme, que o bem-aventurado usava quando foi enterrado. O tecido era parte de um manto colocado para envolver o corpo, segundo um ritual típico dos franciscanos, porque Ozanam também participava da Ordem Terceira Franciscana.

Em 1929, quando houve a exumação do corpo, a família do principal fundador da SSVP autorizou que o Conselho Geral Internacional retirasse uma parte do linho para transformá-lo em pequenas relíquias. Uma delas foi doada ao CNB em 2018, durante a posse do presidente Cristian Reis da Luz e diretoria.

A relíquia foi afixada em uma imagem de cerâmica que retrata Ozanam que é envolta por uma cúpula de vidro.

Segundo Lúcia Guimarães, tesoureira do Vicentinos na Diocese de Barretos, “por onde a relíquia está passando em todo o Brasil estão acontecendo muitas graças e como está acontecendo o processo de canonização, pelo qual estamos rezando muito, estes relatos de graças alcançadas podem ajudar a fazer tornar santo o fundador da SSVP”.

A Sociedade de São Vicente de Paulo

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países.

Em Barretos a SSVP conta com 98 vicentinos e entre as principais atividades desenvolvidas está o suporte a pessoas carentes não somente de bens materiais, mas de oração, de sentimentos, independente da religião de cada um, a assistência é destinada aos que realmente precisam.

Cada paróquia tem a sua conferência, somando 13 em Barretos, e todas recebem o apoio dos padres e do bispo.