Saiba como nasceu a tradicional Festa Italiana de Barretos

Histórico

Em 1994, com a previsão de ampliar o salão paroquial, a diretoria do Conselho Administrativo da Paróquia do Rosário, pediu para que cada pastoral fizesse uma promoção para arrecadar fundos para financiar a construção.

A Pastoral da Catequese teve a iniciativa de fazer uma festa no mês de outubro, por coincidir este mês com o inicio da primavera e com o mês da padroeira da paróquia. Esta primeira promoção ganhou o nome de Festa da Primavera, que foi realizada nos de 1994 e 1995.

Com a influência dos padres da paróquia, que na sua maioria são italianos, e sabendo que a colônia italiana em Barretos é grande, foi mudado o nome de Festa da Primavera para “Festa de Santa Lucia”. Foi um modo de homenagear os padres da paróquia e as famílias de italianos ou seus descendentes.

Como no mês de outubro as possibilidades de chuva são grandes, decidiram mudar a data para o mês de maio, período menos chuvoso. Feita essa mudança, a Festa de Santa Lucia passou a ser denominada de Festa Italiana.

Alegria durante as lindas apresentações da Festa Italiana em 2008 (Foto: Arquivo)

Evento Cultura de Barretos

A Festa Italiana faz parte do calendário turístico da cidade e a cada ano cresce e tornou-se tradicional e muito bem frequentada, principalmente por famílias e seu sucesso deve-se aos pratos típicos deliciosos e feitos com muito carinho e com higiene. A cozinha do Centro Pastoral do Rosário é muito bem equipada, com masseiras, cilindros para massas, cortador de frios, triturador de frios, diversos fornos e fogões, vários freezers para congelar os alimentos que são preparados com vários dias de antecedência.

Voluntários das equipes de trabalho da Festa Italiana de 2008 (Foto: Arquivo)

As massas são feitas todas na nossa cozinha com matéria prima de qualidade. As pessoas que preparam esses pratos trabalham voluntariamente, e trabalham muito.

Outras atrações de nossa Festa são as danças típicas italianas que são realizadas por jovens e também crianças da nossa comunidade.

Os pratos servidos nessa festa são: Lasanha, Nhoque, Focaccia, Frango com Polenta, Mini Pizza e Macarrão a Bolonhesa. Além de refrigerantes e cerveja, servimos também vinho e suco de uva.