Simplesmente devolver o Dízimo

O que é Dízimo?

Dízimo é uma forma de agradecer a Deus por tudo que o Senhor nos dá. É uma parte do que recebemos e deverá ser devolvida para a manutenção da Igreja do Senhor e das inúmeras atividades da Comunidade Paroquial. É interessante que ninguém paga o Dízimo, mas simplesmente devolve o seu Dízimo, porque tudo o que nós temos vem de Deus.

Quem deve devolver? Todo cristão que acredita em Deus e quer levar a sério o seu compromisso de Fé, tem obrigação de devolver o seu Dízimo.

Quanto devo devolver? Dízimo significa a décima parte, a décima parte de tudo que recebo em pagamento por algum trabalho ou serviço. São Paulo, porém, escrevendo aos cristãos da Comunidade de Corinto vai além dessa obrigação e diz: “Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois ‘Deus ama quem dá com alegria’” (2 Cor 9, 7).

Esta devolução, em nossa paróquia, poderá ser feita através dos plantões do dízimo no nosso Santuário, nas missas de sábado e domingo, na Secretaria da paróquia no horário de expediente durante a semana ou na Capela São Vicente, na missa de domingo às 17 horas.

Em nossa Comunidade Paroquial temos 4 membros da pastoral que recebem o Dízimo nas casas de pessoas que, por algum motivo, não podem levá-lo na igreja e 18 membros nos plantões, além do secretário na secretaria da paróquia.

Todo segundo domingo do mês em nossa Paróquia, em todas as santas missas que celebramos, rezamos pelos Dizimistas da nossa Comunidade e pelas suas intenções. Além disso, ao sair da igreja, é entregue a todos os cristãos a prestação de contas mensal para que todos possam ter consciência das entradas e das despesas realizadas naquele mês.

Agradeçamos a Deus pela nossa Comunidade e por cada dizimista, porque graças a sua generosidade, conseguimos levar em frente as atividades de evangelização, como a Catequese das crianças, jovens e adultos, as várias Pastorais, grupos e movimentos, sem esquecer o âmbito social como a ajuda aos Vicentinos, Casa de Triagem, Vila dos Pobres e a Associação Nossa Senhora do Rosário.

Que a Mãe do Rosário abençoe cada vez mais a nossa Comunidade Paroquial.

Conceição Auxiliadora V. Simomura

Coordenadora da Pastoral do Dízimo