Ser missionário, uma experiência com Jesus

2058

Hoje quero compartilhar a minha experiência com Jesus, como batizada e discípula missionária.

Nasci em um lar onde se respirava a fé católica dia e noite. Papai, congregado Mariano fervoroso e mamãe, mesmo muito doente, sempre o acompanhava em suas jornadas missionárias, nos encontros de marianos, confeccionando bonés, faixas e outros acessórios para louvar e glorificar a Deus e a Maria. No meu tempo de criança frequentei a cruzadinha, bem jovem o movimento da legião de Maria e logo fui ser catequista. Parei quando me casei e com três filhos pequenos não havia condições de continuar no meu ministério, mas sempre participando das missas dominicais, levando nossas crianças.

A convite do Padre Carlos voltei a ser catequista na Paróquia Nossa Senhora do Rosário no ano de 1997, também meu marido e eu aceitamos, a pedido do Padre José Antônio, sermos Ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia. Somos uma família privilegiada por Deus e procuramos viver em nosso lar a união e a paz, a oração do santo terço, a leitura diária da Palavra de Deus e a Sagrada Eucaristia. Esse tripé em nossas vidas reflete em nossa família, fortalece a nossa fé e com a graça de Deus podemos vivenciá-la com os nossos irmãos. Quando pequena acompanhava meus pais nos movimentos missionários, principalmente quando iam as imagens peregrinas, eram momentos inesquecíveis para toda a comunidade onde morávamos. Hoje novamente dou meu sim a Jesus para que eu possa ser protagonista, capaz de levá-lo aos mais necessitados sejam de carências afetivas, emocionais, físicas ou sócio-econômicas. Que eu possa ser instrumento em Vossas mãos, Senhor!

Nesse mês de outubro, nosso Papa Francisco instituiu o mês missionário extraordinário tendo como tema: “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo!” e nos lembra “Que os jovens sejam sempre missionários, e missionários com a própria vida e com experiências concretas de missão: de visitar casas, de transmitir a sua fé e seu sentido de pertença à Igreja”. Como batizada acolhi o convite do Papa que fez a todos os batizados de sair do seu eu e ir ao encontro do outro, a fim de compartilhar a palavra de Deus, a escuta de suas necessidades e através de nossa sensibilidade perceber os anseios de cada irmão. A missão nasce do encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, Jesus, que dá um novo horizonte à vida e se irradia, expande, dilata, transborda e difunde em todo o universo. Gera movimento sempre para fora, criando proximidade, conversão e compromisso. A pessoa do Divino Espírito Santo tem o protagonismo nesse movimento missionário. Cabe a nós, missionários, prepararmos para esse desafio, e estarmos abertos ao outro. É por isso que precisamos levar algo para anotar os endereços, onde as pessoas queiram o nosso retorno, principalmente onde houver idosos e doentes. Orientar para a catequese as crianças, adolescentes e jovens, como também esclarecer dúvidas para o encaminhamento pastoral de quem desejar. Vamos juntos sobre a luz do Espírito Santo dar o nosso melhor, como Missionários do Senhor e enviados para a missão. Feliz e Santas Missões.

Zuelma Pereira da Costa

Catequista e Coordenadora da Comunidade São Francisco