O Dia do Papa

“Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo’.” (Mt 16,16)

0
1271

Eis a resposta esperada para um escolhido de Deus com a missão de conduzir a Igreja, pelos caminhos mais adversos pela história da humanidade, rumo ao Reino definitivo dos Céus!

“Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.”(Mt 16,18)

Na afirmativa de Jesus, Pedro é escolhido para ser a “rocha” da edificação da Igreja, onde o próprio Jesus é o alicerce, a “Pedra Fundamental”. (Sl 117,22) Aqui se estabelece o Primado de Pedro, e todos os sucessores de Pedro herdam a mesma missão.

Hoje celebramos o dia do Papa, o Bispo de Roma, o sucessor de São Pedro nosso primeiro Papa; o dia daquele que, com humildade e doçura à Palavra de Deus aceitou marchar à frente da Igreja de Cristo para fomentar, animar, orientar, indicar o caminho, unir, defender, promover a paz, seguindo os passos do Senhor sendo servo; daquele que dobra os joelhos suplicantes pela humanidade que sofre constantemente em busca de uma vida mais digna.

Historicamente e etimologicamente o termo “Papa” é uma palavra de origem grega, que significa “papai”, de forma carinhosa e familiar. Os cristãos dos primeiros séculos se dirigiam ao clero com esse termo, sobretudo os bispos, mas só no século IX que a palavra “papa” indicava apenas o Bispo de Roma, ou seja, “Papai de Roma”.

O Papa é o herdeiro e sucessor de Pedro e cabeça do colégio apostólico, e este têm a missão, o dever e o direito de conduzir e unir a Igreja em um só rebanho de Cristo: “Na comunhão eclesial existem legitimamente igrejas particulares com tradições próprias, sem detrimento do primado da cátedra de Pedro, que preside à universal assembleia da caridade, protege as legítimas diversidades e vigia para que as particularidades ajudem a unidade e de forma alguma a prejudiquem” (Lumen Gentium, 13).

Assim, o Papa defende de forma infalível as verdades que Deus nos quis revelar através de Jesus Cristo, propagando com sua vida o testemunho do Ressuscitado. Sendo o Pastor Supremo da Igreja aqui na Terra, ele se torna o servo de todos, dando testemunho de humildade e obediência a Deus e à Igreja.

Em 13 de março de 2013 o Cardeal argentino Dom Jorge Mario Bergoglio foi eleito pelos 115 Cardeais que integravam o conclave, para assumir a Cátedra de Pedro, se tornando o Papa Francisco, em alusão a vida dedicada aos pobres e pequenos de São Francisco de Assis.

Por sua vida simples e dedicada aos mais necessitados, o Papa Francisco testemunha os valores cristãos e humanos para todo o mundo cristão e não cristão, pregando a toda a humanidade o perdão, o acolhimento, a caridade, o amor e acima de tudo a paz.

Hoje nós somos chamados a seguir os passos de Jesus Cristo, zelados pelo nosso Papa, por isso, “não deixemos nunca de rezar pelo Santo Padre, seja ele quem for, para que Deus lhe dê a graça de cumprir fielmente a missão de confirmar seus irmãos na fé de dois mil anos da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, fundada sobre a rocha firme de Pedro.”

Peçamos ao Senhor para que nosso Papa Francisco seja sempre essa voz profética no mundo, denunciando os desmandos e injustiças praticadas pelos poderosos do mundo, subjugando a humanidade ao crivo do descaso e da morte. Que este servo de Deus seja sempre forte, defendendo a paz, a fraternidade e a partilha.

Fabiana Gonçalves Oliveira

Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística

e Coordenadora da Missa das Crianças