O Apostolado da Oração em nossa comunidade

Por meio do Batismo, todos os fiéis participam da função sacerdotal, real e profética de Jesus Cristo e são destinados pelo Senhor para a atividade apostólica de sua vocação.

Dentro desta vocação universal ao apostolado, o Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.

O Apostolado da Oração é uma associação eclesial de fiéis a serviço da Igreja, do Reino e da Comunidade. O próprio nome sinaliza claramente seu objetivo e carisma, sua meta e finalidade: oração e apostolado. Possui estrutura própria, organização específica, mas é, acima de tudo, o espírito que lhe dá a vida, força, dinamismo e eficácia espiritual.

O Apostolado da Oração atribui singular importância ao culto do Coração de Jesus, pelo qual os fiéis, penetrando mais profundamente ao mistério do amor de Cristo e daí participando mais estreitamente do mistério pascal do Senhor, correspondem ao amor com que nosso Salvador, imolando-se pela salvação do mundo, do seu Coração transpassado deu vida à Igreja. (Jo 19,34

Os membros do Apostolado da Oração têm o dever de rezar por toda a Igreja, em especial nas intenções do Santo Padre, o Papa, do nosso Bispo e nossa Diocese, pela santificação do clero e de todo o povo de Deus.

Para exercer esta vocação apostólica, o Apostolado da Oração oferece aos fiéis um programa de espiritualidade apostólica, cujo centro é o Sacrifício da Missa com o oferecimento cotidiano, culto ou espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, devoção à Santíssima Virgem Maria, vontade de sentir com a Igreja, cuidado assíduo de orar.

Os “Bilhetes Mensais”, que os membros recebem todos os meses, são publicados para favorecer a espiritualidade dos membros do apostolado da Oração. Neles encontramos: o oferecimento do dia, as intenções gerais e missionárias do mês e um artigo de espiritualidade do Coordenador Nacional.

Em nossa Paróquia, Nossa Senhora do Rosário, há 20 anos, em junho de 1999, deu-se início as atividades da Associação do Apostolado da Oração, por incentivo do padre André Bortolameotti. Hoje, o grupo é formado por 26 pessoas. Dez estão afastadas, com problemas de saúde e um por idade. Procuramos fazer nossa parte da melhor maneira possível, com 15 pessoas ativas.

Nas primeiras sextas-feiras do mês, fazemos a Adoração ao Santíssimo Sacramento, visitas ao Sacrário e Reunião Mensal. Temos também dois encontros Diocesano, Retiro e Concentração.

Seguem as fotos do encontro que aconteceu no dia 18 de agosto de 2019 na igreja Paroquial de Ipuã. O evento teve a animação do padre André e da Coordenadora Diocesana, Carmem.

Maria Celeste Fernandes Vieira

Coordenadora Paroquial do Apostolado da Oração