Eucaristia: nossa fé, nossa comunhão com Deus e os irmãos

0
4072

A Eucaristia é o grande sacramento da Igreja, ela se sobrepõe aos demais porque é o próprio Cristo presente na hóstia consagrada com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

O próprio Jesus instituiu a Eucaristia naquela quinta-feira na última ceia com seus discípulos antes de sua paixão, morte e ressurreição. Portanto é um sacramento tão grandioso que alimenta nossa alma, sustenta nossa caminhada, é remédio que dá força e coragem.

Nós cristãos católicos devemos valorizá-la e respeitá-la, crer que a Eucaristia é a joia mais preciosa que nossa igreja tem. Esta joia, este tesouro precioso é o próprio Jesus vivo, o Emanuel, o Deus Conosco, o pão vivo descido do céu.

No capítulo 6, versículo 33, do evangelho de João, o Senhor Jesus nos dá este ensinamento, este conhecimento: “porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo”.

Quando tomei conhecimento desta palavra, e me apropriei desta verdade, minha vida, minha história foi tomando outros rumos e pude experimentar da Vida que Este Pão do céu tem. Acreditei na presença amorosa de Jesus, na hóstia consagrada e comecei a contemplar, adorar e exaltar o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor.

Assim como os primeiros discípulos do Senhor Jesus escutaram suas palavras, quiseram permanecer nesta comunhão com Deus e disseram “dá-nos sempre deste pão”, hoje tenho necessidade de ficar e estar sempre com este pão que alimenta, sustenta, e me dá vida em abundância.

A Eucaristia é então ação de graças, gratidão a tudo que somos, e tudo que temos. Gratidão a Jesus presente realmente, completamente homem e Deus na hóstia consagrada.

Somos agraciados por termos sacerdotes que impõe as mãos sobre o pão e o vinho e eles são transubstanciados em Corpo e Sangue do Senhor. Juntos como irmãos, membros da Igreja, vamos caminhando, buscando aprender a nos comportar como cidadãos que lutam pela unidade, pela paz, entre nós e todas as nações. Tudo isso para nos Eucaristizar: tornar-nos sacrários vivos, pois o reino de Deus já está no meio de nós, pois temos o pão do céu por excelência e que é o essencial da nossa vida.

Cláudia Regina da Costa

Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística