Catequista

0
1504

A palavra CATEQUESE, que vem do grego “Katechein” e quer dizer: “fazer eco”, ou seja, o Catequista é a pessoa que se coloca a serviço da Palavra, fazendo-se instrumento para que a Palavra de Deus ecoe através da sua pessoa. Por isso, ser catequista, é ser chamado por Deus e enviado pela Igreja para fazer ecoar na vida e no coração das pessoas o Amor, e a Verdade que liberta e salva, que traz vida e vida em abundância (cf. Jo 8,32; 10,10).

A vocação é iniciativa de Deus que nos convoca para uma missão, que, por sua vez, é também resposta generosa que damos a Ele. Ser catequista é assumir corajosamente o Batismo e vivenciá-lo na comunidade cristã. É aceitar o chamado de Deus e tornar-se instrumento dele para serviço dos outros, entregar-se totalmente como instrumento de serviço na evangelização.

Todo cristão leigo é chamado a evangelizar, é chamado ao ministério da catequese. Ser catequista é um privilégio, um desafio e uma grande responsabilidade, implica em ajudar alguém a abraçar a fé. Os que assumem o dever de preparar crianças e adultos a participar melhor dos sacramentos são escolhidos especiais de Deus, pois fala em seu Nome. O exemplo e testemunho de vida na fé é catequético, seu anúncio é traduzido em atitudes que testemunham com alegria e amor o caminho de discipulado.

Sou catequista há 5 anos e posso testemunhar que é um desafio diário e ao mesmo tempo divino. Um chamado que sentimos no fundo do coração, uma voz que te diz “Confie e Segui-me”. No início não compreendia a grandeza e a responsabilidade da missão, mas na caminhada de evangelização Jesus vem nos direcionando. E todos os dias agradeço a Deus pelo chamado, Ele não escolhe os capacitados e sim capacita os escolhidos, então faço o meu melhor com muito amor e dedicação sem me esquecer que não é a minha vontade, e sim a Dele que deve prevalecer na minha vida. Não posso deixar de agradecer a minha família: meu marido e companheiro Márcio, e meu filho Caio. De fato, se consigo corresponder a essa minha vocação o devo também a eles que sempre me apoiaram e incentivaram para eu não esmorecer. Graças à sua compreensão posso me ausentar um pouco do meu lar para me doar à comunidade como coordenadora paroquial da Catequese do nosso Santuário.

Ao abraçar os nossos catequistas e agradecer em nome do nosso Santuário o seu ofício, rememoro e agradeço a Deus pela vida e pela luta destes nossos irmãos que no dia a dia levam adiante com entusiasmo e sacrifício sua missão em nossa comunidade, conduzindo os catequizandos a viverem em comunidade e aprofundando o seu conhecimento e encontro pessoal com Jesus Cristo.

Marina Cristina Ferreira Menezes

Coordenadora Paroquial da Catequese