A importância da oração do Rosário em família

0
1778

Segundo uma tradição, São Domingos de Gusmão, espanhol, recebeu de Nossa Senhora a devoção do Santo Rosário, que ele rezava continuamente em suas caminhadas pela conversão dos hereges cátaros que agitavam a vida da Igreja na França.

Em suas aparições, em Fátima e Lourdes, Nossa Senhora pediu insistentemente aos videntes para que rezassem o Terço sempre. Ela disse aos pastorzinhos, em Fátima, que “não há problema de ordem pessoal, familiar, nacional e internacional, que o Santo Terço não possa ajudar a resolver”. Por isso, o Terço e o Rosário tornaram-se orações amadas pelo povo de Deus.

Bento XVI o recomendou fortemente. Disse: “O Rosário é oração bíblica, toda tecida da Escritura Sagrada. É a oração do coração, em que a repetição da Ave-Maria orienta o pensamento e o afeto para com Cristo, tornando-se súplica confiante na nossa Mãe”. Na sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, de 2005, São João Paulo II disse: “Uma oração tão fácil e, ao mesmo tempo, tão rica merece verdadeiramente ser descoberta de novo pela comunidade cristã”.

Muitos Papas recomendaram o Rosário: Leão XIII, em 1883, na Encíclica Supremi apostolatus officio, apresentou-o como “um instrumento espiritual eficaz contra os males da sociedade”. Além dos inúmeros Papas, também muitos santos se destacaram pelo amor ao Rosário: São Luís Maria Grignion de Montfort, Santo Afonso de Ligório, São Pio de Pietrelcina e muitos outros.

Essa devoção tem como base o fato de que, do alto da cruz, Jesus Cristo, num ato de amor, nos deu Maria como Mãe (cf. Jo 19,26). Se Jesus no-la deu como Mãe, é porque precisamos dela para nossa vida e salvação. Então, cada cristão e cada família cristã precisa da proteção materna de Nossa Senhora para enfrentar a luta da vida, as tentações, provações etc. A Igreja sempre ensinou que “família que reza unida permanece unida”, sobretudo quando reza o Terço.

Testemunho:

Eu aprendi a rezar o terço com minha mãe, que se chamava Patrocínia, descendente de italianos. Meu avô veio da Itália ainda pequeno. Minha mãe foi uma pessoa muito humilde, mas com uma grande fé em Jesus Cristo e um grande amor à Nossa Senhora. Uma mulher cheia da sabedoria de Deus. O meu nome Aparecida Fátima já mostra bem seu amor por Nossa Senhora. Ela não se levantava da cama sem rezar o ROSÁRIO. Presenciei isto a minha vida toda. Meu pai era dependente de álcool e naquela época não havia Pastoral da Sobriedade nem Clínicas de recuperação. Ela conseguiu a libertação do meu pai do vício do álcool, depois de anos de sofrimento, na oração do terço e eles ficaram casados por 65 anos e só se separaram com a morte de meu pai. Uma benção de Deus e uma graça de Nossa Senhora.

Na minha vida a oração do terço e a presença amorosa de Nossa Senhora é uma grande graça. As batalhas do dia a dia e a resistência às dificuldades que se apresentam temos vencido com a intercessão poderosa de Nossa Senhora e a reza do terço muitas vezes o casal ou junto com a filha. O terço com certeza é uma grande arma que afugenta Satanás das nossas vidas, da nossa casa com diz São Pedro em sua primeira carta 5,8 “Ele ruge ao nosso redor com um leão buscando nos devorar.”

Ao proclamarmos os mistérios da nossa Salvação caminhamos na vida de Jesus e na história da Salvação e declaramos o grande amor de Deus por nós e com isso o inimigo não pode. Um lar em que se reza o terço o inimigo não fica. Faça essa rica experiência espiritual e você verá as maravilhas e vitórias acontecerem na sua vida. Rogai por nós ó Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Aparecida Fátima Simão de Lima Araújo

Ministra Extraordinária da Comunhão

Co-fundadora e diretora da Fundação Padre Gabriel