A importância da leitura da Palavra de Deus

Para a Igreja do Brasil, o mês de setembro é particularmente dedicado a leitura e escuta da Palavra de Deus, por isso, consideramos como mês da Bíblia, que alimenta, sustenta e orienta a nossa fé. É de fundamental importância, essencial ao Cristão católico ter contato diário e íntimo com a Sagrada Escritura.

A mesa da Palavra e da Eucaristia estão tão unidas que é impossível separá-las. Por isto, o alimento diário da nossa fé e oração e, principalmente no quesito da Oração e fé concretas, vividas no cotidiano, no nosso dia a dia, fazendo a nossa parte na construção do Reino de Deus, já que depende da leitura diária da Palavra.

Ler a Palavra de Deus, escuta-la no nosso íntimo, no nosso coração nos revela o amor que Deus tem por nós, e que se manifestou em Jesus Cristo através de seus ensinamentos, sua doutrina, dos quais derivam o Projeto de Deus para nossa vida: a nossa salvação e redenção, principalmente através da vida sacramental na Igreja, sobretudo a Eucaristia e do habito e necessidade diário da oração.

Para que isso aconteça na nossa vida, na vida da nossa família, trabalho, comunidade, ou no local Deus nos colocar, em missão, dependemos de procurar saber qual o projeto que Deus tem para cada pessoa e isso só é possível pela escuta da Palavra de Deus.

A bússola, o norte, e as respostas para a vivência cristã autêntica nos termos postos acima, em verdadeiro compromisso e responsabilidade com Deus e os irmãos só podem ser encontrados na leitura e escuta da palavra e sua respectiva meditação, particularmente nos Evangelhos.

Façamos esta experiência de intimidade com a Palavra de Deus todos os dias e com certeza iremos sentir muita necessidade desta intimidade que se tornará para nós tão necessária quanto o pão nosso de cada dia usado para a nossa subsistência material.

Tadeu Henrique Vicentini Soares
Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística